sexta-feira, maio 31, 2013

1+1+1+1= O$$ VINGADORE$$

Outro post anacrônico, mas vamos lá!!! Afinal aqui ainda é Marte! Aperte o play abaixo e leia (ou não) a resenha:


Em meados de 2008 (ou 2009, sei lá), quando a Marvel Studios, embalada pelo seu então megassucesso Homem de Ferro (2008), anunciou aos quatro ventos seus próximos filmes, que incluiriam os demais habitantes da casa (Thor, Hulk, etc.), e um projeto ousado, que reuniria TODOS eles em um longa-metragem para uma aventura épica, criou-se o que vocês na Terra conhecem como EXPECTATIVA. E foi uma puta expectativa! Agora que o filme está sendo exibido aqui em Marte (Finalmente! Graças ao Tesseract), me reservo ao meu direito de tecer alguns comentários sobre os D Avengers:

Viúva Negra e Gavião Arqueiro não contam!
A ideia (genial!) seria primeiramente apresentar cada personagem em seu respectivo filme, estabelecendo seu vínculo junto ao público. Daí quem os assistia ficava intrigado e se perguntava coisas do tipo: “Imagina se o Hulk pegasse o Thor de porrada!”, “Aquilo em cima da mesa do Homem de Ferro é o escudo do Capitão América, num é?”, e assim por diante, de modo que as pequenas referências que interligavam seus filmes, faziam o próprio telespectador conectar um personagem ao outro, e (in)conscientemente aguardar por um encontro bem impactante entre eles. A fórmula deu certo!!!! MUITO certo!!! Afinal, arrecadou um bilhãozinho básico de doletas!!!



SEM MAIS DELONGAS:

OS FATOS:

-A trama não se preocupa (e nem precisava também), em apresentar os heróis e vilão, já os introduz como se eles fossem ‘de casa’. Cada cena do início do filme abre com um personagem em uma parte diferente do mundo, e vai reunindo-os um a um. Em suma, HOUVE ESMERO POR PARTE DO DIRETOR JOSS ‘BUFFY’ WHEDON EM TRAZER OS VINGADORES UM DE CADA VEZ, E NÃO SIMPLESMENTE DESPEJÁ-LOS GOELA ABAIXO NO PÚBLICO.



-Cada um dos personagens tem uma participação considerável para a teia de acontecimentos (até o inútil do Gavião Arqueiro), e pelo menos uma fala ou momento engraçado. EM SUMA, WHEDON REPARTIU BEM SUAS PIADINHAS E A IMPORTÂNCIA DE CADA VINGADOR, PARA QUE O FILME FOSSE MESMO DE UMA EQUIPE.

A Equipe!!!
-O clima do filme não é sombrio, desesperado e caótico como se esperava. Pelo contrário, é bem descontraído e coloridinho, não muito condizente com tal situação. EM SUMA, A MARVEL NÃO LIGA PARA PSEUDORREALISMO E TREVAS, E REALÇA O CONCEITO DE ‘FILME-FAMÍLIA’.


-Pegando o sexteto principal, podemos dividi-los em três duplas: a dupla ouro que comanda o show pelo carisma de seus personagens (Hulk e Stark); a dupla prata (Capitão e Thor) que vive totalmente do suporte da dupla anterior, pois não têm carisma, e a dupla bronze (Viúva Negra e Gavião Arqueiro), que vivem do suporte total das outras duas duplas, pois são personagens bem menos famosos. EM SUMA, SEM O HULK E, PRINCIPALMENTE, O HOMEM DE FERRO, ESSE FILME NÃO SERIA NEM METADE DO QUE FOI.

Ele falou que não temos carisma?!?!
MANDOU BEM:   

-Como já é de praxe, a ação bem no estilo Marvel Way de fazer cinema. Explosões, carros estilhaçados, escombros de prédios, raios laser, lutas, aliens, magia, espaço sideral, armas high tech, tudo que o povo apreciador deste gênero (principalmente EU) adora. Se você que mora em Marte, adora este tipo de coisa, e ainda não viu, mova-se, pois será um prato cheio.


Esquece a porra dos Chitauri, vamo quebrar esse marciano!
-Mark Ruffalo, sem dúvida, a grande surpresa e quem, de fato, roubou a cena (desculpe fãs do Downey Jr.), mesmo aparecendo menos que o ferroso, que o bandeiroso e até que a Viúva Negra. Ele deu a tonalidade certa ao Bruce Banner, um cara desconfortável e obviamente muito infeliz com sua ‘maldição’, com um pavio bem mais curto que Edward Norton e Eric Bana. Sem dúvida, o Astronauta já pensa que Ruffalo merece um filme solo com seu gigante verde, para confirmar se ele foi o ator certo mesmo, ou apenas fogo de palha.


-O entrosamento entre os atores, dando credibilidade aos seus personagens, cada um fazendo aquilo o que se esperava de seu respectivo super-herói. O bom mocismo anacrônico do Steve Rogers, o deboche e a presunção de Tony Stark, a aura assaz femme fatale da Viúva Negra, a postura incisiva e de caráter dúbio do Nick Fury (Samuel L Jackson espetacular!!!), o Thor e sua arrogância encrenqueira asgardiana, Gavião Arqueiro com seu tipão “tô nem aí pra essa porra” (E a gente muito menos pra ele) e o já citado Bruce Banner com uma postura mais ranzinza, azeda e fechada, que sofreu (só um pouquinho) nas mãos do Stark e suas brincadeiras.


-A participação especial de Thanos na cena pós-créditos do filme (1.000.000 vezes melhor que a cena com eles comendo shawarma), dando a entender que só vimos 1/5 do fantástico universo Marvel nas telonas, e que o pau ainda vai quebrar de fato! OH YEAH!


Vai encarar, marciano?
MANDOU MAL

-Loki (apesar da excelente atuação do Hiddleston), era pra ter sido um vilão mais imponente, mas se formos analisar em minúcias a trama, o cara sofreu bullying de todos os heróis do filme (física e mentalmente) o tempo todo, e acabou virando a grande piada da mega-aventura. A clássica cena mata-barata com o Hulk então, só serviu para deixar o asgardiano tão assustador quanto uma!



-Muitos dirão que é porque o Bruce Banner aprendeu a controlar o Hulk no final do seu filme solo, mas aquele Hulk da parte final da megaventura, meio “manso”, esperando e acatando ordens do Capitão América, como um ‘pitbull domado’, não colou muito. Na sua primeira aparição, ele esbofeteou o Thor, rasgou todos os raptors da Shield, estava todo descontrolado e enfurecido bem ao seu estilo clássico. Daí quando ele retorna, reencontrando as mesmas pessoas que ele queria esmagar, fica misteriosamente tudo de boa?!?! Estranho!



-O excesso de piadinhas e tiradas do roteiro. Tudo bem! É divertido! A gente ri muito, mas ao menos aqui em Marte, o uso deste recurso em demasia acabou dando a leve impressão de que o filme ‘não se leva a sério’, e não se garantia se fosse trabalhado com mais seriedade. Em vários momentos, a megaventura se passaria muito bem como uma MEGACOMÉDIA. Nem a morte do Agente Coulson, que supostamente seria o ponto dramático do filme, escapou da comicidade. Devido ao humor demasiado, o filme não é épico como se esperava. Aliás, nem épico chega a ser. É ótimo mas NÃO é épico.



PARECER FINAL:
Nível
Desempenho
Comentário
5
Excelente
Vale cada centavo do ingresso!
4
Ótimo
Acima da média, matou a pau!
3
Bom
Descompromissado, mas é diversão garantida!
2
Regular
Frustrante, era de se esperar mais!
1
Ruim
Por favor, poupe seu dinheiro!

Astronauta de Marte, tô vazando daqui!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário