sexta-feira, maio 10, 2013

Olha ele, olha ele, olha ele...

O astronauta nem vai se atrever a perguntar se você conhece:



Sem mais delongas:

OS FATOS:

Se por um lado, é um seriado muitíssissississississississimo carismático, engraçado, emocionante e cativante, 

Pelo outro... Também.
Pois é, pois é, pois é...


Incrível ver o tanto que a “turma da vila” é querida e reverenciada. Tem até encontro nacional de fãs, com direito a cosplays e encontros com os próprios dubladores e atores originais da série (*___*). 

Com... Os atores originais?! Lula Molusco, não é legal?!
                                       

                                               
E olha que o programa é repetido a exaustão desde 1984 (!!!!!), sendo que cada episódio já foi (continua sendo e ainda será) visto infinitas vezes por gerações e gerações, crianças e adultos. E em 99% das vezes (mesmo já sabendo que alguém será imediatamente golpeado por uma vassoura na boca do estômago, ou jogar água na pessoa errada, ou levar um regador no meio da testa, ou uma torta na cara, ou dar uma cabeçada, tropeçar, etc.) darão risadas como se nunca tivessem visto nada parecido. Aos meus olhos marcianos, isto se chama MAGIA. Este programa tem algo SOBRENATURAL, por ser assim tão especial. Só pode! Acreditem, tem gente que não sabe quem é Dilma Rousseff, mas conhece Nhonho, Godines e Pópis.



Ah! Gonta dudo pá suã mãe, Dilmã!

QUEM na face da Terra, e na de Marte também, NUNCA ouviu ou, disse uma vezinha sequer algum destes bordões:





“Quê que foi? Quê que foi? Quê que há?!”

<BLLLLLL!!>



Só não te dou outra por que... 
Minha vó era fã n°1 do Astronauta de Marte

Esqueci algum?


ÓBVIO!!!!
Tá bom, não se irritem! A parada é que há mais 8.236 bordões do seriado que não colocarei aqui, para evitar a fadiga. Beleza? Assim sim? Então, prosseguindo...

Quem nunca, na infância, se divertia imitando os choros característicos da trindade Kiko-Chaves-Chiquinha?



Quem nunca apelidou aquela vizinha, dondoca ou professora chata, mal-apessoada e ranzinza de “Bruxa do 71” ou “Dona Florinda”?

E DA PRÓXIMA VEZ VAI BLOGAR SOBRE SUA VÓ!
Quem nunca sonhou em ganhar uma bola quadrada? Ou ver alguém da família do Chaves? Ou saber o que dizia a aritmética? Ou safar-se de catorze míseros meses de aluguel?



Quem nunca viu na rua um tiozinho de bigode, físico esguio, e não se lembrou do Seu Madruga? Aliás, quando se fala em “aluguel”, é impossível não ter pelo menos um relancezinho mental da dupla dinâmica abaixo, né não?!



Só para finalizar... Se você é fã mesmo, saberá quais lugares são estes:




COMO ELE CHEGOU...
O humorista e escritor mexicano Roberto Gomez Bolaños, vulgo “Chespirito”, distribuiu uma galeria de personagens legais (Chapolin, Doutor Chapatin, Pancada Bonaparte, etc.), através de seu programa humorístico Los supergenios de La mesa cuadrada, sucesso da década de 70 na Televisa, e que possuía vários quadros humorísticos que satirizavam o contexto social da época. Mas entre estes quadros, seu grande carro-chefe era o El chavo del occho, que anos mais tarde viraria um programa independente dentro da grade da emissora mexicana, e seria então trazido ao Brasil no início da década de 80, pelo então recém-inaugurado Canal da Telessena (Má Oê!). 














Inicialmente, Chaves iria apenas preencher as lacunas da programação da emissora, pois na época, importar produtos da Televisa sairia mais em conta do que investir em programas próprios. Como seria uma atração “tampão”, tinha um tempo estimado para a exibição (apenas por alguns meses), e então seria descartada, além de uma pequena quantidade “X” de episódios já comprados (por isso a repetição excessiva dos mesmos), só que... Não! A empatia do público com os personagens foi INSTANTÂNEA, talvez porque:


  • São personagens de classe média baixa, mesma situação financeira de muitos brasileiros. 
                                                  

  • Os telespectadores, com certeza, imaginavam facilmente estarem ali, comendo sanduíche de presunto. 






  • Queriam estar lá jogando bola, sonhando em serem astros do esporte e ir ver o filme do Pelé. 
                                                                 

  • Se viam fugindo de indesejáveis relacionamentos, e cobranças


  • Arrumando confusão com valentões e valentonas por causa de crianças levadas.



Em suma... OS MORADORES DA VILA POSSUEM DESEJOS E ENFRENTAM SITUAÇÕES BEM TÍPICAS E DE FÁCIL ASSIMILAÇÃO PARA O TELESPECTADOR.

Uma penca de programas do Canal do Baú já foi desativada (Até o Gugu já saiu!), mas a referida atração está lá, firme e forte! (E Ai! Do Dono do Baú quando ele resolve tirá-la do ar)

  

MANDOU BEM: 

Nunca um programa de TV conseguiu inserir-se de maneira tão profunda no imaginário das pessoas, usando de um humor básico, pastelão, inocente, às vezes bem bobinho (Ninguém é perfeito, FATO!) sem JAMAIS apelar para a sexualidade, vulgaridade, palavreado chulo ou violência (Você realmente acha aqueles cascudos com efeitos sonoros de bigorna violentos???).



Isso, isso, isso é um tesouro!




Além de divertir, educa também: 








A atração também sabia emocionar (chuif!), vide quando o Chaves era injustamente acusado de roubo por todos os outros moradores, e quase acabou indo embora da vila. Sempre havia momentos em que uma cena mais triste e dramática vinha à tona, mas felizmente era logo quebrada por alguma situação cômica para amenizar o tom.











MANDOU MAL:

Reforçando, ninguém é perfeito. E Chaves também tropeçou nas pernas, quando brigou com o Kiko por causa da Dona Florinda na vida real, resultando na saída do Kiko e do Seu Madruga do programa. Iniciou-se aquela fase do “restaurante da Dona Florinda” (personagem que infelizmente foi ganhando maior destaque na série devido ao seu envolvimento amoroso com Bolaños), que na humilde opinião do astronauta aqui, é muito RUIM!!!! Chega a ter um episódio de Florinda e Girafales cantarolando em um carrossel, cujo melhor adjetivo para defini-la é ENFADONHO. O padrão de qualidade caiu aí, só se salvava a Chiquinha, sua bisavó, e Jaiminho, o Carteiro.



Quando me dizes que isto não foi chato!!! Isso é tão ruim que me deixa loooooooooooooouuuuuuuuuuuuucoooooooooooo!!!!

PARECER FINAL:

Nível
Desempenho
Comentário
5
Excelente
Vale cada segundo da audiência!
4
Ótimo
Acima da média, matou a pau!
3
Bom
Descompromissado, mas é diversão garantida!
2
Regular
Frustrante, era de se esperar mais!
1
Ruim
Por favor, há outros canais!

Tenham paciência comigo, em Marte não passava Chaves, mesmo assim fiz questão de homenagear vocês, fãs do seriado, com este texto superficial, simples e mentecapto, mas de coração. Agora vou voltar para meu enfadonho planeta vermelho, dar comida ao peludão! Sigam-me os bons!! 


Astronauta de Marte, desligo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário